Estudar Inglês em escolas de idiomas ou com professor particular?

Aprender um ou mais novos idiomas é atualmente essencial devido a vários fatores. Por exemplo, há uma maior exigência no mercado de trabalho, um maior fluxo de pessoas querendo viajar e também um grande interesse em acessar informações e entender tudo que venha do mundo inteiro. Portanto, haverá um aumento significativo de pessoas bilíngues e por conta disso, estudar inglês, espanhol ou outros idiomas é de extrema necessidade nos dias de hoje.

Diante dessa necessidade aparece a dúvida: é melhor estudar inglês em uma escola de idiomas ou com um professor particular? Confira abaixo uma lista de vantagens e desvantagens de cada uma dessas formas de aprendizado. Assim, você poderá escolher o que mais se encaixa em suas expectativas, necessidades e estilo de vida.

Estudar inglês em aulas particulares

Vantagens

A principal vantagem das aulas particulares é a atenção personalizada, pois na maioria dos casos, as aulas têm o professor e apenas um aluno. Neste formato individual, o professor conhece mais seu aluno e os pontos que ele precisa focar mais.

Essa interação mais direta também possibilita que o aluno tire as suas dúvidas mais facilmente. Uma outra vantagem é a flexibilidade de horários, que pode se adequar às necessidades do aluno.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens é a falta de interação com outras pessoas. Como geralmente a aula é individual, porque há um fluxo menor de alunos, o aluno consegue apenas conversar com o professor. Isso pode aumentar as chances de uma criança ou adolescente tornasse menos interessado pelas aulas.

Uma outra desvantagem é que geralmente o professor particular tem menos acesso a diferentes estratégias e metodologias de ensino. Em uma escola há pessoas voltadas para a parte pedagógica que estão sempre focadas em criar novas atividades e métodos de ensino mais interativos e eficientes para serem usados pelos seus professores.

Estudar inglês em uma escola de idiomas

Desvantagens

O principal fator que pode ser visto como uma desvantagem é a dificuldade em cancelar a aula devido a ter mais alunos participando da aula. Quando você faz aula sozinho, há professores particulares que permitem que o aluno cancele e reponha a aula em outro dia e horário.

Um outro ponto também é que há menos tempo para praticar o idioma. Mais esta desvantagem fica desprezível se o grupo tiver apenas 2 a 6 alunos. Com poucos alunos em aula, há tempo suficiente para todos interagirem e participarem ativamente no processo de aprendizagem.

Vantagens

O ensino em uma escola de idiomas conta com uma adequada infraestrutura necessária para o seu aprendizado, que pode vir da assistência em relação aos matérias pedagógicos, valores reduzidos para grupos e também a possibilidade de atividades mais diferenciadas. Como citado acima, em uma escola há profissionais que se dedicam a melhorar constantemente a qualidade das aulas.

Outro benefício importante é o fato de ter mais de um professor que pode não só facilitar a escolha do profissional que se encaixa melhor na sua necessidade e perfil, mas também aumenta a possibilidade de você fazer suas aulas no dia e horário de sua escolha.

Enfim, o contato com outros alunos promove mais situações reais de conversação e uso do idioma, além de permitir que os alunos se sintam mais confortáveis em compartilhar suas experiências e descobertas durante o seu percurso de desenvolvimento do idioma.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de estudar inglês com professor particular ou em uma escola de idiomas, o que você está esperando? Não fique para trás. Escolha a melhor opção para você e comece a aprender ou aperfeiçoar um segundo ou até terceiro idioma.

Uma ótima opção de escola é a Expressão Idiomas, que oferece aulas online com flexibilidade de horários, metodologia testada e eficiente, materiais pedagógicos de qualidade e professores com vasta experiência.

Conheça nossos professores agendando uma aula gratuita no idioma da sua escolha. E sem compromisso, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *